Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica by Bebel Abreu


Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica
Title : Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica
Author :
Rating :
ISBN : 6500775899
ISBN-10 : 9786500775891
Language : Portuguese
Format Type : Paperback
Number of Pages : 96
Publication : First published September 1, 2023

Boy Dodói é uma coletânea criada e editada por Bebel Abreu, Carol Ito e Helô D'Angelo, com HQs de Bruna Maia (Vingança Ragatanga), Ale Kalko (Quem quer pão), Carol Ito (Bunda e cérebro), Tai (Tapão), Helô D’Angelo (Peladão), Lila Cruz (Pôr do sol), Marília Marz (Só em off), Bennê Oliveira (#paideinstagram), Cecília Marins (Creme), Vitorelo (Porra, cara!) e Luiza Lemos (Troféu lésbico).

A coletânea BOY DODÓI parte de histórias reais enviadas por centenas de pessoas e convida à reflexão sobre comportamentos machistas, sobretudo em relações afetivas. Afinal, o que é um Boy Dodói? É o homem cis criado de forma doente pelo patriarcado, que reproduz atitudes ligadas à irresponsabilidade afetiva, falta de honestidade, manipulação, egocentrismo, ausência de noções básicas sobre como estar em uma relação sem ser um grande machista, entre outros comportamentos que causam sofrimento a quem se relaciona com ele. A coletânea não inclui episódios que envolvem transtornos psiquiátricos, pois a ideia não é alimentar psicofobia, e sim tirar o conforto de caras otários com ironia, leveza e arte.


Boy Dodói: histórias reais e ilustradas sobre masculinidade tóxica Reviews


  • Cláudia Cunha

    Tratar com humor assuntos sérios é sempre uma voa saída para trazer a tona o assunto e fazer as pessoas pensarem sobre e principalmente conversarem sobre. Nesse ponto o quadrinho é um sucesso!

    Como qualquer coletânea, algumas histórias funcionam melhor do que outras e sinto que algumas das tirinhas curtas publicadas nas redes sociais eram mais interessantes que algumas das histórias que entraram no livro.

  • Raquel Pilar

    "Boy Dodói" é uma coletânea de quadrinhos de histórias reais de mulheres e pessoas não-binárias que tiveram péssimas experiências com homens cis héteros.
    Cada um dos quadrinhos é ilustrado por uma artista diferente, garantindo diferentes experiências por parte do leitor.
    Queria muito que mais histórias fossem contempladas! Já imaginei uma colab com a Déia Freitas, do Não Inviabilize e seus inúmeros picolés de limão ❤
    Só realmente senti falta de mais histórias!
    Adorei!

  • Aniel

    Só história de terror tragicômicas de machinhos bostinhas.

  • João Teixeira

    Ridendo castigat mores.

    Brilhante abordagem à masculinidade tóxica. Será que os seres humanos do sexo masculino mudarão as suas atitudes? Não sei... Mas que podemos dar umas gargalhadas às suas custas, podemos. E todos aqueles que se identificarem como vítima de comportamentos abusivos ilustrados e descritos nestes quadrinhos (seja de que género forem), por favor que abram os olhos e não permitam que esses mesmos comportamentos se perpetuem. Que estas histórias façam reflectir sobre o que está errado (por vezes não nos apercebemos disso) e que, ridicularizando, os possamos eventualmente corrigir!

  • Fernanda

    Gostaria de dar 10 estrelas para esse quadrinho. Maravilhooosooo!!!!!

    Me vi representada em algumas histórias e vi algumas amigas representadas em outras.

    Entendo que o custo para fazer esse projeto é alto, mas queria muito um volume 2! Precisamos de mais histórias!!!!!!!

    E claro, é importante dizer que homens cis deveriam muito ler esse quadrinho. Se você tiver a oportunidade, dê de presente para algum homem cis, e depois pergunte o que ele achou 😂

  • Marina

    A proposta de juntar quadrinistas de todas as regiões do Brasil para ilustrar histórias de masculinidade tóxica é ótima, o único contra é que, devido ao pouco espaço disponível, muitos relatos acabaram parecendo curtos e atropelados demais. Para quem aprecia um feminismo mais propositivo, este livro também pode dar um desânimo; mas aí é questão de organizar a raiva sentida ao final.

  • Raquel Pires

    Ameiiiii

  • Maria

    Só seria mais maravilhoso se fosse apenas ficção ✨✨✨✨ força guerreiras!!!!!

  • Giovanna Shiroma

    infelizmente são histórias que nem impressionam mais. Arte muito legal :)

  • Carla Duarte

    apoiei o fc ❤️ chora boy dodói pra lá