Toda Nudez Será Castigada by Nelson Rodrigues


Toda Nudez Será Castigada
Title : Toda Nudez Será Castigada
Author :
Rating :
ISBN : 8520917208
Language : Portuguese
Format Type : Kindle , Hardcover , Paperback , Audiobook & More
Number of Pages : 125
Publication : First published January 1, 1965

Herculano é um viúvo que sofre as dores da perda de sua amada esposa. Certo dia, ele é presenteado pelo irmão com uma garrafa de bebida e uma foto da prostituta Geni, nua. Três dias depois, o viúvo acorda num bordel ao lado da moça. E então começa um obsessivo e apaixonado caso entre os dois. Herculano, cego de paixão, vai se opor a toda a família se casando com Geni. Mas acontecimentos inesperados transformam para sempre o futuro que ele imaginava.


Toda Nudez Será Castigada Reviews


  • Heider Carlos

    Rapaz, que viagem... É uma peça muito pesada, tanto nos acontecimentos quanto na linguagem. Uma espadada na hipocrisia da fina sociedade moralista e tradicional. E pensar que isso foi publicado em 1965 é de explodir a mente. Imagino quão disruptivo não deve ter sido assistir a esta peça na época.

  • Ana Carolina

    [4,5]

    Geni é a melhor personagem feminina desparada de toda a obra do Nelson.

  • Tania

    Lido em agosto de 1973.

  • sara

    Lido no começo de 2020, livro muito bom, quero ver o filme.

  • Maria Carolina

    Foi paixão a primeira lida. Que isso, Nelson! Muita tensão, muito tesão ❤️

  • Ricardo

    essa peça tem tias carolas q, no fundo, são "taradas"; um viúvo obcecado por sexo; um menino reprimido q chifra o próprio pai; uma prostituta q ama e é amada por metade dos personagens. a peça da família brasileira

    passei a leitura toda achando o vilão similar ao iago de otelo (do shakespeare). um vilãozão que faz o mal pelo mal através de esquemas elaborados de vingança sexual. fiquei feliz vi que um estudioso fez justamente essa comparação no posfácio.

  • Maíra Ottoni

    Primeiro contato com a obra de Nelson Rodrigues e me apaixonei pelo jeito que escancara os falsos moralismos cotidianos da sociedade. Sensacional!

  • Marcos Sobrinho

    Sempre li contos do Nelson Rodrigues e suas historias sobre A vida e Como ela é, então não deveria me surpreender com as reviravoltas e suas "alfinetadas" na sociedade carioca, ou mesmo brasileira, mas mesmo assim me surpreendi.
    Uma familia extremamente moralista, extremamente catolica, e puritana de um lado, e do outro uma personagem só, a prostituta Geni, se opondo veemente a tudo e todos. Patrício também é um contraponto, mas ele faz parte da família, age mais como afronta, odeia fazer parte daquele lar, quer se mostrar melhor que a família "certinha", Geni apenas é.
    Mesmo sendo uma tragédia, confesso que ri em diversas partes, Geni transmite essa sua alegria, esse seu jeito desbocado em todas as suas cenas, até mesmo quando está ali tentando prever sua morte. Herculano tenta de todas as formas se manter no meio termo, tenta purificar a prostituta, transformá-la em algo "aceitável" para que ela possa viver no seu mundo. Aparecem Serginho, um porre de personagem em praticamente todas as suas falas, e as tias, as virgens solteironas que orgulham-se em terem trocado a luxúria do casamento pela criação do sobrinho.
    Enfim, esses personagens tão comuns naquela época, e digo até mesmo hoje em dia, constituem essa tragédia carioca, quase grega, tão divertida, e que surpreende a cada ato. Confesso que a tacada do ato final, foi surpreendentemente chocante.
    Espero me divertir com as proximas peças de Nelson, o tanto quanto me diverti com essa.

  • Juliana

    Não sei se era para ser uma peça de teatro engraçada, mas que eu morri de rir imaginando as atuações, ah sim.
    O final da história me lembra muito o filme Closer. Ninguém é o que parece ser. Muito, muito bom mesmo!

  • Fernanda

    É o homem, sempre o homem, Herculano. Não há, nunca houve o canalha integral, o pulha absoluto. O sujeito mais degradado tem a salvação em si, lá dentro.

  • Nayra Moraes

    Primeiro Nelson que leio. Muito bom.